PERSONALMED Imobiliária

O papel da tecnologia no sector imobiliário

Transformações tecnológicas no sector imobiliário:
Como a inovação está redefinindo a experiência de compra e venda de imóveis

 

O sector imobiliário passou por uma transformação significativa nos últimos anos devido ao avanço da tecnologia. Podemos dizer que hoje a tecnologia está presente em mais de 90% dos nossos processos internos. Além disso, a tecnologia veio mudar a forma como os compradores, os vendedores e os investidores interagem com o mercado imobiliário.

Os princípios e os fins são os mesmos de há 20 anos. O processo para chegar do início ao fim é que mudou bastante.

Conheça algumas transformações da tecnologia no sector imobiliário:

1. Pesquisa online de imóveis: a internet tornou-se a principal fonte de pesquisa de imóveis. As plataformas de pesquisa de imóveis (como o Idealista, Casa Sapo, Imovirtual, Super Casa, BPI Expresso Imobiliário, James Edition, etc.) permitem que os compradores encontrem os imóveis disponíveis no mercado, filtrando pelas características desejadas como o preço, a localização, a tipologia e muitas outras características.

Além destas plataformas, praticamente todas as agências imobiliárias, mesmo as mais pequenas, já têm sites que permitem a consulta da sua carteira de imóveis.

2. Visitas virtuais: a tecnologia permitiu a criação de visitas virtuais em 3D de imóveis, que dá a possibilidade dos compradores explorarem e “visitarem” um imóvel de forma interactiva mesmo antes de visitá-lo pessoalmente, economizando tempo e deslocações desnecessárias.

3. Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR): a AR e a VR permitem aos compradores visualizarem como os móveis e decorações ficariam numa divisão vazia, fornecendo uma experiência mais imersiva.

4. Análise de dados: A análise de dados vai muito além da superficialidade, sondando os movimentos subtis e os ritmos subjacentes que regem os preços dos imóveis, as necessidades e preferências do mercado. Com uma precisão cirúrgica, ajuda a desvendar as tendências emergentes, antecipa mudanças iminentes e funciona como uma bússola confiável para a tomada de decisões estratégicas.

5. Automação de processos internos: O desafio em muitas empresas é garantir que os diversos departamentos trabalhem de maneira harmoniosa e que os processos internos sejam mais simples.
Na Personalmed vamos além da eficiência convencional, uma vez que nos destacamos com um modelo de funcionamento único no mercado. Isso é possível graças à aplicação estratégica da tecnologia, particularmente no campo da automação dos nossos processos internos, que só com um software meticulosamente criado e projectado para o nosso modelo de funcionamento permite optimizar os diversos departamentos (angariação, comercial, informático, marketing e análise de dados). O nosso software cria uma sinergia contínua entre os departamentos e capacita a empresa a se destacar do mercado com uma abordagem verdadeiramente única.

6. Chatbots e assistência online: Os chatbots permitem que as agência dêem respostas imediatas a perguntas frequentes dos clientes, enquanto os sistemas de chat permitem aos clientes falar com um operador online para questões que necessitam de uma resposta mais personalizada e direccionada.

7. Marketing digital e Redes Sociais: As redes sociais desempenham um papel fundamental na promoção de imóveis, alcançando um público amplo e específico por via de campanhas direccionadas.

8. Avaliação de preços de imóveis: com o evoluir da tecnologia, hoje em dia já é possível comparar determinado imóvel com muitos outros com as mesmas características e poder dar uma avaliação de preço de venda mais assertiva, num mercado que é, cada vez mais, dinâmico.

9. Analytics e previsão do mercado: As ferramentas de análise avançada permitem que as agências imobiliárias percebam melhor as tendências de mercado, prevejam alterações nos preços e ajustem a sua estratégia de acordo com essas previsões e mudanças no mercado imobiliário.

10. Inteligência Artificial (IA): A inteligência artificial está a ser utilizada para personalizar a experiência do utilizador. Seja através da recomendação de imóveis com base nas preferências do cliente, optimizar estratégias de marketing ou até mesmo antecipar necessidades futuras dos clientes compradores.

11. Educação e informação: A tecnologia oferece uma infinidade de recursos educacionais e informações sobre o mercado imobiliário, permitindo que as agências, os compradores, os proprietários e os investidores tomem decisões mais informadas.

12. Sustentabilidade: As tecnologias inovadoras estão a ser utilizadas para melhorar a eficiência energética e a pegada ecológica das agências imobiliárias. A adaptação dos gastos energéticos das lojas, a mudança para carros eléctricos, a diminuição da utilização do papel, etc.
A Personalmed tem feito diversos esforços para diminuir e abandonar a utilização de papel em diversos processos, tornando-os mais digitais e interligando-os directamente ao seu sistema informático de forma a contribuir para um planeta melhor ao mesmo tempo que optimiza internamente os seus processos.

13. Segurança de dados e prevenção de fraudes: À medida que mais informações são partilhadas e armazenadas digitalmente, a segurança de dados tornou-se uma prioridade. Tecnologias de segurança são, hoje em dia, implementadas para proteger as informações confidenciais dos clientes. Além disso, a tecnologia também tem sido utilizada para verificar a autenticidade de documentos e identificar eventuais fraudes, garantindo transacções mais seguras e confiáveis para todas as partes envolvidas.

14. Transacções a nível global: A tecnologia tem vindo a encurtar as distâncias e permitindo transacções imobiliárias que vão para além das fronteiras. Os compradores internacionais podem explorar imóveis e assinar contratos sem a necessidade de estarem fisicamente presentes.

15. Aprimorar a experiência do cliente: A tecnologia tem permitido que as agências imobiliárias consigam criar uma experiência ao cliente com mais qualidade, utilizando ferramentas para analisar o comportamento na utilização dos seus serviços. Isso permite perceber como os clientes utilizam os serviços, o que pretendem e como pretendem. Assim, é possível personalizar cada vez mais a experiência para cada utilizador.

16. Conhecer a opinião dos cliente: Com a criação de inquéritos de satisfação, recolha de opiniões em diversas plataformas (como o Google, Google Maps, Trustpilot, Yelp, Facebook, etc.) e avaliações online permitem às agências terem uma análise mais concreta do serviço que prestam e a satisfação dos seus clientes.

17. Tecnologias emergentes: Inovações como a impressão 3D estão a começar a ser utilizadas na construção de imóveis, abrindo novas possibilidades de design e construção.

18. Mapas: A localização de imóveis ajudam os clientes compradores a perceberem melhor as características de uma determinada zona, como transportes públicos, serviços, escolas e espaços de lazer.

19. Financiamento: Com o avançar dos processos tecnológicos já é possível submeter um pedido de crédito imobiliário através das aplicações e páginas dos bancos. Isto permite reduzir tempo e custos para iniciar o processo de financiamento.

20. Equipa profissional: A ligação humana, a confiança e o profissionalismo continuarão a ser um requisito essencial para a compra de imóveis e para os clientes compradores.

Na Personalmed acreditamos que, mesmo com o avanço da tecnologia e a adopção de novas ferramentas, uma equipa altamente competente e profissional continuará a ser a base essencial para o nosso sucesso no sector imobiliário.

Enquanto reconhecemos os benefícios das inovações no campo tecnológico, também sabemos que no sector imobiliário, onde o elemento humano desempenha um papel vital, a conexão interpessoal, a confiança e o profissionalismo continuam a ser factores fundamentais para a venda de imóveis, criando uma experiência de compra mais enriquecedora para os nossos clientes.

Ainda que os nossos clientes possam usufruir de todo o avanço da tecnologia na compra de um imóvel saiba que, na Personalmed, terá sempre um profissional experiente e dedicado para o ajudar em todo o processo de compra ou venda de um imóvel.

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