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Dicas para preparar e mostrar o seu imóvel a potenciais compradores [venda mais rápida]

Quando você coloca o seu imóvel para venda e recebe potenciais compradores, sente-se tentado a apresentá-lo da melhor forma possível, para que os clientes possam se imaginar a morar no imóvel e ansiosos por comprá-lo.
Comprar um imóvel pode ser uma decisão baseada mais no sentimento do que na lógica e, por isso, deve tentar tornar o seu imóvel mais atraente, envolvendo os cinco sentidos.

Vamos conhecer alguns truques e detalhes importantes a ter em conta na hora de mostrar o seu imóvel a um potencial comprador.

Limpe o imóvel
Antes de abrir as portas para uma visita, certifique-se de limpar o seu imóvel de cima a baixo. E isto é mais importante quando se trata de imóveis residenciais – apartamentos ou moradias.

É mais barato fazer a limpeza por si, especialmente porque deve manter o imóvel sempre limpo enquanto este se mantém para venda. Contratar uma empresa de limpeza pode aliviar a sua carga de trabalho se o imóvel for grande ou a sua agenda não lhe permitir manter uma rotina de limpeza adequada.

Organize: a última coisa que os potenciais compradores devem ver quando visitam um imóvel é uma pilha de papeis ou bens pessoais. Deixe as mesas, balcões e outras superfícies planas limpas, despersonalizadas, ou decoradas com bom gosto (eventualmente um vaso de flores verdadeiras pode fazer diferença).

Tetos e teias de aranha: é muito fácil deixar teias de aranha e poeiras acumular nos tetos e noutros locais menos frequentados. Certifique-se também de verificar os candeeiros de teto para remover insetos mortos.

Paredes: embora não se aperceba, é comum haver manchas de sujidade à volta dos interruptores, na maçaneta das portas, por trás de quadros, etc. Não descure a limpeza destas áreas pois são um dos primeiros pontos que os clientes vão olhar.

Pisos: cuide dos pavimentos do seu imóvel para deixá-los mais brilhantes, principalmente se não são limpos há algum tempo ou se houver animais de estimação em casa. Limpe as carpetes e os tapetes para tratar a sujidade, pelos de animais ou odores persistentes.

Cozinha: tenha muita atenção a esta divisão pois, por normal, é onde existe maior desorganização. Evite ter electrodomésticos em cima da bancada e se os tiver, certifique-se que estes têm um design que ajudam a compor o ambiente da cozinha. Não se esqueça de limpar as portas dos armários, pois dará um aspecto limpo e mais novo/conservado à sua cozinha. Não deixe a louça a secar na bancada da cozinha e arrume qualquer medicamento ou produto alimentar. Mantenha a cozinha arrumada, limpa e livre de odores desagradáveis.

Varandas/Marquises: Preste atenção a estes locais. Certifique-se de que estão bem varridos, convidativos, organizados e que não existam brinquedos ou ferramentas espalhadas. Se tiver vasos e plantas, certifique-se de que estão cuidados. Não deixe plantas secas nos vasos!

Prepare o seu imóvel para a visitação
Faça as limpezas de última hora: é importante conferir se existe algum canto do imóvel que necessita de uma atenção de última hora, para o deixar com um ambiente mais limpo e fresco.

Abuse no ar fresco: abra as janelas do imóvel para garantir a renovação do ar e libertar odores desagradáveis.

Deixe a luz entrar: especialmente se tiver uma vista agradável, abra os estores, persianas, cortinas e janelas. Permita que os raios de sol entrem no imóvel, o que dará uma sensação de maior conforto, ajuda a matar os ácaros e a limpar a energia da casa. Ninguém gosta de um imóvel escuro, não é verdade? Deixe os clientes compradores sentirem a boa energia do imóvel.

Utilize ambientadores com moderação: uma limpeza completa do imóvel deve ser suficiente para garantir uma fragrância fresca no imóvel. Lembre-se que muitas pessoas são sensíveis aos aromas, ou até mesmo alérgicas a aromas artificiais e ambientadores. Se, por qualquer motivo o quiser fazer, utilize sempre aromas de alta qualidade, e aromas mais neutros e consensuais.

Crie um clima: organizar um imóvel para a visitação significa que deve criar uma atmosfera que deixe os potenciais clientes compradores quererem fazer parte do seu imóvel. Seja romântico ou relaxante, aproveite os melhores recursos do seu imóvel.

Sugestão da Personalmed: torne o ambiente mais romântico colocando duas taças de champagne (limpas) numa mesa com uma garrafa de champagne. Ligue uma música suave – as lojas também utilizam a técnica da música para criar uma experiência de compra mais aconchegante.
O toque também pode ser um gatilho emocional poderoso. Utilize tecidos sensuais, como veludo, malhas ou mantas de seda sobre os braços das cadeiras e costas do sofá.

Ligue as luzes: ilumine e ilumine o seu imóvel. Ninguém quer comprar um imóvel escuro e sem luz. Acenda todas as luzes do teto, de parede, candeeiros e até mesmo luzes dos armários. Se o imóvel tiver varanda, certifique-se de ligar a luz, especialmente depois de escurecer.

Ligue o ar-condicionado: se o imóvel tiver ar-condicionado, use-o para criar uma temperatura mais agradável. No Inverno coloque uma temperatura em torno de 19º e no Verão, em torno dos 22/23º. A temperatura ideal dentro do imóvel dará mais uma razão aos potenciais compradores para quererem o seu imóvel, pois sentir-se-ão mais confortáveis e revigorados. Mas não exagere na temperatura pois terá o efeito oposto.

 

Atenção às camas: antes de qualquer visita, garanta que tem sempre as camas feitas, limpas e se possível adicione algumas almofadas decorativas. Quem não gosta de uma cama fofa e convidativa, ao estilo hotel?!

Casa-de-banho limpa, cheirosa e arrumada: as tampas das sanitas sempre para baixo! Ninguém gosta de ver a tampa da sanita para cima – acredite em nós. Muitas discussões de casais começam por causa da tampa da sanita.
Limpe bem toda a divisão e espelhos e coloque um ambientador de qualidade para dar um toque extra de frescura.

Não pressione os clientes: se for do seu interesse estar presente durante a visita com os potenciais clientes compradores, um dos maiores erros que alguns proprietários fazem é pressionar os clientes compradores. Não pressione! Deixe-os saber que podem levar o tempo que necessitarem. Pode exigir algum tempo extra da sua parte, mas valerá a pena se conseguir uma proposta.
Este tempo e liberdade extra dá a oportunidade aos clientes de sentirem o imóvel, imaginarem as suas vidas nesse espaço, fazem planos de móveis e disposição dos espaços, etc.. Quanto mais um cliente comprador se envolver emocionalmente com um imóvel, maiores serão as hipóteses deste apresentar uma proposta.
Se o imóvel tem um peso emocional grande para si, aconselhamos a que, durante a visita, saia de casa e deixe o consultor defender o seu imóvel. Muitas vezes, os proprietários têm uma ligação emocional muito grande com os imóveis e acabam por prejudicar a venda e não deixam os potenciais compradores relaxar e avaliar o potencial do imóvel.

 


Prepare-se para a opinião dos clientes compradores:

A opinião dos potenciais clientes compradores é extremamente útil quando tem uma imóvel à venda, especialmente se receber algumas opiniões que podem melhorar o seu imóvel, e que possam ser implementadas/alteradas rápida e facilmente a tempo de receber os próximos compradores.
Na Personalmed, após cada visita aos imóveis, os nossos consultores enviam sempre um relatório de visita ao proprietário do imóvel com os pontos fortes e menos positivos mencionados pelos clientes compradores. Desta forma, os proprietários podem ter uma noção mais verdadeira do seu imóvel e daquilo que podem melhorar. Muitas vezes, enquanto proprietários de um imóvel à venda, o nosso sentimento pelo imóvel não nos permite ter consciência de pequenos pontos menos positivos e que podem fazer toda a diferença no momento da venda rápida de um imóvel.

 

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